Queimando Filme

O crítico de cinema Cléber Eduardo usa a primeira pessoa

Tuesday, April 11, 2006

CURSO SOBRE DISTOPIA NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

POR CLÉBER EDUARDO

NO CINESESC

24 de abril







Estimados

O excesso de atividades e a carência de disponibilidade me tirou um pouco do ar, em parte porque estava preparando, entre um filme e uma aula, o curso divulgado por mim mesmo aí abaixo. Baratinho.

Quem quiser e puder pode se inscrever na hora. As aulas tratam de filmes contemporâneos que têm na fuga a única solução de seus personagens. É um assunto sobre o qual estou debruçado, atualizando-o e historicizando-o (no passado). Foi tema de meu artigo-ensaio no livro da Contracampo.

As aulas são às segundas e quartas, duas semanas apenas, das 19h às 22h

Segue o release preparado pela jornalista amiga Lina Cavalcanti.



Distopia no cinema brasileiro contemporâneo

O crítico de cinema Cléber Eduardo em parceria com o Cinesesc dará de 17 a 26 de abril o curso: Distopia no cinema brasileiro contemporâneo – narrativas em fuga. Professor e crítico de cinema, Cléber Eduardo escreve na revista Paisá, no site Contracampo e a partir de abri, será um dos editores da revista eletrônica Cinética.

Durante as aulas será feita uma análise de um conjunto de filmes cujos protagonistas estão em fuga, preparam-se para fugir ou têm sua fuga abortada ao longo ou ao fim das narrativas. Isso porque nos filmes brasileiros realizados desde 1994, ano no qual a produção começou a reaquecer os motores com o funcionamento da Lei do Audiovisual, a fuga foi uma circunstância recorrente. A idéia de uma saída pelo exílio, muito comum nos anos 70 e 80 por conta da gestão do regime militar, permaneceu nos anos 90-00, agora sob novas configurações. Há desde exílios familiares até os afetivos, todos calcados em uma mesma circunstância: a incapacidade dos personagens de enfrentar as causas de sua opressão e de lidar com as condições adversas de seus meios (casamentos, famílias, bairro, cidade, país). A saída, nesses casos, é fugir. Romper com o ambiente opressor.


As aulas são baseadas no ensaio “Fugindo do Inferno: A Distopia na Redemocratização”, de Cléber Eduardo, publicada em Ensaios Sobre uma Década, organizado pela revista eletrônica Contracampo e editado pela Azougue. Serão analisados os casos de Terra Estrangeira (Walter Salles/Daniela Thomas), Kenoma (Eliane Café), Um Céu de Estrelas (Tata Amaral), Como Nascem os Anjos (Murilo Salles), Anahy de Las Missiones (Sergio Silva), Bicho de 7 Cabeças (Laís Bodanski), Abril Despedaçado (Walter Salles), Latitude Zero (Toni Venturi). O Homem do Ano (José Henrique Fonseca), O Invasor (Beto Brant), O Príncipe (Ugo Giorgetti) e Contra Todos (Roberto Moreira).
Serviço: De 24 de Abril a 8 de maio. Segundas e Quartas das 19h30 às 22h. Inscrições abertas no CineSESC.
R. Augusta, 2.075 - Cerqueira César
Telefone: (011) 3082-0213 R$30,00 (meia para estudantes,comerciários e idosos).


2 Comments:

At 3:34 PM, Blogger Karina said...

Olá Cléber,
Fui sua aluna no curso de pós da Metodista. Gostaria de saber se tem algum outro curso de cinema em vista, estou a fim de me aprofundar na área. Valeu!
Karina
(www.bueno.jor.br)

 
At 4:36 PM, Blogger Lina said...

Nossa, só hj achei isso aqui, Clebinho. Saudade

 

Post a Comment

<< Home